domingo, 12 de junho de 2011

Minhas Frutas Favoritas

Através deste post vou compartilhar as frutas que mais gosto de comer e seu poder nutritivo para nossa saúde. Eu tomo café da manhã, almoço, faço o lanche da tarde e janto, além disso como de três em três horas uma fruta, pois quando ficamos muitas horas sem comer, o corpo entende que as reservas de energia estão se esgotando e entra em um modo econômico de energia, ou seja, desacelera o metabolismo. Além disso, ao contrário do que muita gente pensa e faz, grandes intervalos entre as refeições e dietas muito restritivas não emagrecem. No período de jejum, o alimento ingerido é rapidamente incorporado como gordura.
Frutas são boas fontes de fibras, que as mais variadas funções. Ajudam na diminuição do nível de colesterol, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares; combatem a obesidade, já que induzem a uma menor ingestão de alimentos e calorias; reduzem a glicose sangüínea, devido a uma redução na absorção do açúcar; auxiliam na prevenção de algumas doenças, como a constipação (intestino preso) e o câncer colorretal - já que a fibra atua acelerando o movimento do bolo fecal através do intestino, favorecendo sua eliminação.


Abaixo mostrarei minhas frutas favoritas e falarei sobre os benefícios de cada uma a saúde são:

Mamão

Esta delícia de fruta é calmante, digestiva e laxativa, sendo bastante indicada para quem possui o estômago sensível, quer manter o peso ou está querendo emagrecer, pois possui baixas calorias. O mamão possui ainda alta quantidade de beta-caroteno, característico de frutas de tons alaranjados. O Beta-caroteno quando ingerido atua como formador de vitamina A. Já a Vitamina A, atua no combate a doenças de pele, cegueira noturna e queda de cabelos. 
Mas não exagere! O consumo de vitamina A pode causar acúmulo dessa vitamina no organismo e com isso gerar doenças tão perigosas quanto as doenças causadas pela carência de vitamina A.


Morango

O morango é uma fruta que contém grande quantidade de vitamina C, que evita: a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, dá resistência aos tecidos, age contra infecções, ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias.
Ele possui também, em menor quantidade, vitamina B5 (Niacina) e Ferro.
A Niacina tem como função: evitar problemas de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso e reumatismo. O Ferro é importante porque faz parte da formação do sangue.
Natural ou em sucos, o morango é recomendado como auxiliar do tratamento da gota e reumatismo. É ainda eficiente contra infecções do fígado, garganta e vias urinárias. 



Maçã

A maçã é um alimento funcional, pois possui poucas calorias, fonte de fibras, substâncias antioxidantes, enfim, são inúmeros os benefícios que a maçã pode proporcionar ao seu organismo.
Em média uma maçã tem 70kcal, quantidade excelente para um lanche ou uma sobremesa, ou até mesmo como um acompanhamento nas refeições principais. Quem está em busca de eliminar peso é uma opção interessante, pois além do seu valor nutricional ser favorável, o fato de conter fibras aumenta a sensação de saciedade, e assim diminui a vontade de comer guloseimas. Além disso, o tipo de fibra presente na maçã é solúvel que ajuda na formação do bolo fecal, facilita a evacuação, por isso quem tem problemas com o intestino, experimente comer a maçã com a casca, e não esqueça de beber água. A presença de pectina (tipo de fibra solúvel) e o teor de potássio evitam o acúmulo de gordura na parede arterial, prevenindo o entupimento das artérias. Melhora a circulação sanguínea, e assim reduz o trabalho cardíaco. A pectina também colabora na diminuição das taxas de colesterol no sangue. A maçã contém ácido málico que favorece a absorção da vitamina C, nutriente antioxidante. Uma pesquisa citada na revista Nature verificou que 100g da fruta fresca pode ser mais benéfico que um comprimido de vitamina C, já que os antioxidantes naturais são mais potentes que os encontrados em suplementos dietéticos. Devido ao seu alto teor de água, é uma fruta hidratante, ideal para crianças que gastam bastante energia. Consuma sempre com a casca, para melhor aproveitar seus nutrientes. 


Melão

Melão uma fruta que tem a função de hidratação, uma vez que é composto principalmente de água. Portanto, discutir os benefícios do melão, que é tão desejável nos meses quentes de verão.
O melão tem poucas calorias (cerca de 35 kcal por 100 gramas de melão). Portanto, o melão tem propriedades hidratantes e antioxidantes como a principal fonte de sua composição.
Tendo uma abundância de água em sua composição (cerca de 93%), melão ajuda a eliminar as toxinas do corpo, tornando-se um alimento ideal para aqueles que retêm líquidos. Assim, o melão tem propriedades diuréticas e uma grande contribuição de vitaminas e minerais, bem como um baixo nível de açúcar em sua composição. Estas características tornam o melão um alimento perfeito para as pessoas com diabetes ou problemas obesidade.
Outro fator a considerar é que o melão ajuda na firmeza da pele e pode ajudar a moderar o nervosismo, através do fornecimento de vitaminas B3. Em resumo, o melão é um alimento completo.


Banana

A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, promove energia e possui muitos benefícios ao nosso organismo. Possui também grande quantidade de vitaminas B1, B2, B6 e B12, além de magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico.
Contém 3 tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose. Esses açúcares combinados com a fibra da banana promove grande energia ao corpo.
Mas energia não é o único benefício que a banana nos traz, ela ajuda-nos a prevenir um substancial número de doenças:
  • A banana contém uma substância chamada serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor,  portanto pode ajudar pessoas que sofrem de depressão.
  • Por conter ferro estimula a produção de hemoglobinas e ajuda em caso de anemia.
  • Rica em potássio e pobre em sal, perfeita para baixar a pressão arterial.
  • Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes.
  • A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.
  • Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.
  • Rica em vitamina B acalma o sistema nervoso.
  • Ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigênio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos estressados o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.
  • A banana também diminui as câimbras, contendo bastante vitamina B6 e B12, indicada para quem parou de fumar, pois tira os efeitos da falta de nicotina.
O indicado é não exagerar no consumo dessa fruta, pois pode trazer malefícios. Especialistas indicam o consumo de no máximo duas bananas por dia.
Acrescente a banana em sua alimentação que certamente irá melhorar sua qualidade de vida.


Abacaxi

O abacaxi é rico em diversos nutrientes. Ele é um ótimo alimento para o verão, pois é composto por 86% de água, ajudando na hidratação do organismo, essencial nessa época do ano. Além disso, possui vitamina A, que faz bem à pele e aos olhos. E também contém vitamina C, que favorece a boa dentição e facilita a circulação sanguínea.
Ocorre no abacaxi uma enzima denominada bromelina. Essa enzima tem a propriedade de decompor certas proteínas e, por isso, muitas vezes o abacaxi é empregado como vermífigo para determinados tipos de vermes que se prendem ao intestino por um muco. A ação dessa enzima também auxilia a digestão e favorece a expectoração do catarro, havendo, no mercado, xaropes à base de bromelina. Essa enzima, no entanto, é destruída pelo calor do cozimento, portanto, para usufruir de suas propriedades medicinais é necessário consumí-lo cru.
Mas o abacaxi tem diversas outras aplicações na medicina caseira, sendo utilizado no tratamento da bronquite e da difteria. É também usado como diurético, combate a prisão de ventre, desobstrui o fígado, combate inflamações do tubo digestivo e auxilia na cura de febres intestinais. É muito útil em caso de cálculos renais e vesicais. É bom contra enfermidades da bexiga, da próstata e da uretra. É bom remédio contra reumatismo e artritismo e é depurativo do sangue.


Melancia

A melancia é composta principalmente por água (93%). Fornece apenas 26 kcal/100 g, as quais procedem dos açúcares próprios do fruto. A cor rosada da polpa da melancia deve-se à presença do carotenóide licopeno. Este componente é um carotenóide, não provitamina A, com uma boa actividade antioxidante. O licopeno representa 30% do total de carotenóides no plasma humano.
A principal fonte de licopeno é o tomate. A melancia e a toranja rosa são os outros frutos que fornecem este carotenóide à dieta humana. Estudos populacionais mostram uma relação entre o consumo frequente de tomates e produtos derivados do tomate e uma diminuição do risco de contrair cancro, particularmente da próstata. Nestes estudos refere-se que o licopeno pode ser o factor determinante que explique este efeito benéfico. A melancia também é rica em vitamina C.

Um comentário:

  1. Abacaxi e melancia minhas favoritas. Hidratam,saborosas e são as frutas do verão =D

    ResponderExcluir

Obrigado pelo Comentário!!!