sábado, 11 de junho de 2011

Minhas Comidas Favoritas

Vou compartilhar com vocês neste post as comidas que mais gosto e fazem parte do meu cardápio diário. Diariamente me preocupo bastante com o que vou comer busco saber se é saudável ou não, pois devemos cuidar de nossa saúde. Na realidade o melhor passo a se tomar é procurar um especialista no assunto para nos orientar de uma forma correta a melhor maneira de se combinar um cardápio para satisfazer nossas necessidades de se alimentar e nos dar saúde na mesma medida, pois é de extrema importância que nos alimentamos bem.
Não irei dizer tudo que me alimento durante o dia e sim os principais alimentos que gosto bastante tanto por me dar energia e nutriente quanto me ajuda a desenvolver melhor os exercícios físicos que costumo praticar diariamente.

Mostrarei os alimentos que mais me satisfazem nas minhas refeições diárias são:

Frango Grelhado

Gosto muito de comer frango grelhado em minhas refeições como: almoço ou janta, pois além de ser bem apetitoso tem bastantes nutrientes e a forma como é preparado não leva nenhuma gordura e a refeição torna-se de baixa caloria. A digestão da carne de frango é bem mais rápida, pois tem a quantidade de gorduras saturadas muito menor. Enquanto a carne do frango é uma ótima pedida para quem precisa reduzir o consumo de gorduras, a pele representa perigo. Ela pode causar descontrole nos níveis de colesterol e agravar problemas cardiovasculares. Por isso, retire antes de levar a carne ao fogo ou, ao menos, elimine quando for servir os pratos.
O frango é uma excelente fonte de proteína e talvez a mais consumida no mundo. Como na carne de vaca, o conteúdo de gordura pode variar muito, especialmente se comer a pele. Por exemplo, 100 gramas de carne magra de galinha com pele contém 222 calorias e 10,85 gramas de gordura, enquanto que sem a pele, tem 173 calorias e 4,51 gramas de gordura. Com pele tem mais 141 por cento de gordura.
A carne de frango tem todos os aminoácidos essenciais.
Devido ao seu perfil completo em aminoácidos e reconhecido sabor, é muito apreciado pelos desportistas e adeptos do fitness. É recomendável, contudo, que esqueça a pele do frango (a não ser que se queira ganhar peso!). Tal como a carne de vaca magra, também o consumo de carne de frango pode ajudar a reduzir o colesterol total e o colesterol LDL.
Esta carne é a opção favorita dos atletas. É aconselhável consumir carne de frango, como parte das refeições regulares.


Filé de Peixe

Adoro inserir em minhas refeições filé de peixe de costume almoço ou janto e sempre o preparo é de modo cozido, pois assim não levará nenhum tipo de gordura e poderei usufruir de todos os nutrientes inseridos nele de maneira saudável.
A maior parte das pessoas refere-se ao peixe como a melhor fonte de proteína. O que não se deve apenas ao facto de ser uma proteína completa e ter excelentes benefícios, mas também à sua gordura saudável (ácido eicosapentanóico e ácido docosahexanóico) que não encontra nos animais terrestres.
Comer peixe melhora a sensibilidade à insulina. Alguns investigadores acreditam que este fenómeno está relacionado com o aminoácido arginina.
Sumariamente, o aumento da sensibilidade à insulina significa que precisa de menores quantidades de insulina para transportar a glucose e os aminoácidos para as células. Menos insulina pode querer dizer menor acumulação de gorduras.
O peixe deve ser a principal fonte de proteínas a consumir na alimentação. Não há dúvidas. Tem um perfil óptimo de aminoácidos e confere benefícios à saúde (pelo facto de se tratar de proteínas e de gorduras omega 3) que não consegue encontrar noutras proteínas.


Salada

A salada é a de maior importância em minhas refeições me refiro a almoço e janta, pois contém poucas calorias e muitas fibras e preparo ela crua sem levar nenhum tipo de tempero.
Vou detalhar os benefícios de cada um desses alimentos que integra a salada que preparo para acompanhar nas minhas refeições tanto almoço quanto janta.
O valor energético da alface é baixo, pois seu conteúdo em água representa 96% do seu peso.
A alface contém ferro, mineral com importante papel no transporte de oxigênio no organismo. É rica em fibras, que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.
O tomate é composto principalmente de água, possuindo aproximadamente 14 calor em 100 gramas, somente. Alguns estudos comprovam sua influência positiva no tratamento de câncer, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.
O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico em licopeno (média de 3,31 mg em 100 gr),vitaminas do complexo A e complexo B, e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.
A cebola é a base de todos os temperos, combina e oferece um sabor especial a quase todos os tipos de pratos.Pode ser considerada como auxiliar do organismo na defesa contra infecções, eliminando ao mesmo tempo eventuais substâncias tóxicas através dos rins, resultado da ação dos seus sais minerais, principalmente o Fósforo, o Ferro e o Cálcio e também das vitaminas do Complexo B e vitamina C.
A cebola é indicada para abrir o apetite, regularizar problemas do estômago é ótima contra prisão-de-ventre, inchaços de qualquer natureza, problemas de pele, garganta, ossos (reumatismo) e intestinos. É também um alimento bastante diurético, beneficiando os rins.


Bife de Fígado

Adoro bife de fígado acebolado às vezes acompanha o cardápio de meu almoço, além de muito nutritivo é muito gostoso sendo bem preparado.
Este alimento que é odiado por uns e amado por outros possui 13 vitaminas essenciais ao organismo: vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B12, folato, ácido pantotênico, biotina, vitamina c, vitamina D, vitamina E, Vitamina K e niacina.
Todas essas vitaminas podem ser encontradas, a níveis até maiores do que o organismo precisa em um bife de fígado bovino de 120 g.
Os benefícios proporcionados por essas vitaminas são inúmeros: a vitamina B12 auxilia no processo de recuperação e cicatrização, por exemplo.
Outra vantagem que o fígado proporciona é a produção de glóbulos vermelhos, que são formados pela presença da vitamina B6. Por isso, o fígado é extremamente indicado em casos de anemia.
O folato é importante na composição do material genético e no processo de divisão celular. Não por acaso é extremamente recomendável seu consumo pelas mulheres, pois a falta deste nutriente pode acarretar problemas sérios para o feto.
A niacina auxilia na digestão e na circulação sanguínea.
Outro componente do fígado que auxilia na circulação é a vitamina K – sua função é auxiliar no processo de coagulação do sangue,evitando ou amenizando hemorragias.
O ácido pantotênico auxilia na produção de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico.
Todas as outras vitaminas presentes no fígado são extremamente importantes, e devem ser consumidas não só através do fígado, mas de outros alimentos. Lembre-se sempre que o segredo de uma boa alimentação é sempre consumir alimentos diversos.
É claro que consumir apenas um alimento, por mais nutrientes que ele possua não é completamente saudável. Apesar de todos os nutrientes que o alimento contém, ainda não serão todas as necessárias para que o organismo supra sua necessidade alimentar.
O ideal é consumir vários alimentos, mantendo a dieta balanceada e garantindo a nutrição correta do corpo.
Um ponto de atenção é com o excesso de vitaminas – o corpo precisa de uma quantidade de nutrientes, e se torna doente com a falta deles. No entanto, o excesso também não é bem vindo. Algumas vitaminas como a vitamina A pode causar doenças se consumida em excesso, como problemas no fígado.



Um comentário:

  1. Bife de fígado, nossa muuuuuuuito bom fez até ronc ronc minha barriga,sem contar que é ótimo pra quem sofre com problemas de anemia.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo Comentário!!!